Visualizações

23 de out de 2016

Conhecer-Te a Ti Mesmo ( Projetando - Froebel )

Projetando sobre Friedrick Froebel , o Criador do Jardim de Infância. 
Para aquela época de 1700 e parara falava-se da importância de conhecer-te a ti mesmo.
 Froebel foi uma criança autodidata, sua mãe morreu logo após o parto, seu pai trabalhava muito e a sua madrasta tinha muitos filhos e não podia lhe dar atenção. Gente tadinho de Froebel rs ... tadinho é nada ele foi preenchido de sabedoria e se tornou uma criança evoluída para os tempos. Mesmo sem poder lhe oferecer atenção seu pai o ensinou a ler e escrever, mas achava que Froebel não era inteligente para seguir com a carreira universitária.... então tratou logo de arrumar trabalhos manuais, e foi em um desses trabalhos que Froebel foi trabalhar como ajudante de guarda florestal na Alemanha.
O contato com a natureza despertou a Froebel a conhecer-te a ti mesmo, a natureza e o homem. Dizem que as crianças de hoje são evoluídas. Eu concordo !  Mas se a gente viajar um pouco no tempo vamos nos deparar que Froebel foi uma crianças evoluída  para o seu tempo.
Após essa intimidade com a natureza, Froebel desenvolveu uma tríade(pirâmide).
Essa tríade aprendi em 2013 no Módulo de Estudo da Seicho-No-Ie. O Dr. Taniguchi falava no século passado. Mas há muitos anos atras alguém despertou que esse é o correto modo de ver a Vida. Deus, natureza e homem. Quando olho para o outro vejo nele Deus e a Natueza
Será que nos conhecemos ???
Sempre me questiono o que estou fazendo me faz feliz ? 
Tenho contato com a espiritualidade e acho que isso contribuí para o meu conhecimento como ser humano e consequentemente me direciona a minha missão no planeta Terra. Ahahaha me identifiquei com Froebel.... lógico que lendo a Biografia dele me senti até constrangida kkk , ele contribuiu e muito com a humanidade. Mas eu  falo que me vi nele quando li sobre a Criança que buscava Deus. 
Eu encontrei Deus bem cedo, tinha certeza da sua existência, da sua força e do seu amor infinitooooo.
Na minha modéstia opinião você se conhece, quando se aceita, se respeita e não burla para tentar ser o que não é. Resumindo se Assume.
Nem sei se é isso kkk , penso eu .

Até hoje as práticas de Froebel existem na Educação Infantil
Ele fala que o brinquedo é Fundamental, que a criança aprende com o brinquedo e as brincadeiras.
São preservados os brinquedos manuais, os brinquedos com desenho, massinha, pintura e também a música.
O nome Jardim, se deu por conta desse contato com a natureza, Froebel fez a analogia que assim como a  Planta, a Criança também possuí suas necessidades e precisa dos cuidados para o seu desenvolvimento perfeito e saudável.
Vale muito conhecer sua trajetória e seu legado.Recomendo também a História de Lina, uma criança da época de Froebel. Dedicada as crianças que gostam de estar ocupadas. Ele enfatiza que a criança tem que estar ocupada, no sentindo de brincar, pois quando elas brincam elas aprende e crescem saudável.
 Recomendo aos olhos de quem tem uma criança na sua Vida.

Estarei compartilhando os Projetos que acho que vale contribuir. Todos direcionado nesse Universo que amo... o Universo Criança.
Ah a pirâmide foi eu que fiz.
Postar um comentário

Seguidores