Visualizações

23 de nov de 2016

Falando do meu Universo....

Já falei em post anteriores sempre que possível venho aqui compartilhar um pouco dos conhecimentos desse meu mundo da pedagogia. 
Hoje compartilho um pouco sobre esse grande pensador. 

Henri Wallo - Paris 1879




Formou se em Medicina e Psicologia e também Filosofia,
Vivenciou 2 Guerras onde atuou como  médico dos soldados com distúrbios psiquiátricos,
1925 criou um laboratório de Psicologia Biológica da Criança,
Publica sua tese de doutorado-A Criança Turbulenta,
Seu ultimo livro foi em 1945-Origens do Pensamento da Criança,
Wallon manteve interlocução com as teorias de Piaget e Freud. Em 1948, criou a revista “Enfance”, publicada até hoje e que serve de instrumento de pesquisa para psicólogos e educadores,
Morreu em Paris no ano de 1962


Principais Obras 

A criança Turbulenta,
As Origens do Pensamento da Criança,
A Evolução Psicológica da Criança..

Principais Ideias 
Wallon foi o primeiro a levar o corpo e as emoções da criança para dentro da sala de aula,
Wallon mostra que a Afetividade é expressada de três maneiras: Por meio da EMOÇÃO.do SENTIMENTO, da PAIXÃO. Essas manifestações surgem durante toda a vida do individuo,mas assim como o pensamento infantil apresentam na evolução que caminha do sincrético para diferencial.
A Emoção ,segundo o educador é a primeira expressão de AFETIVIDADE,
Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que esta imersa com seus aspectos: AFETO, COGNITIVO e MOTOR.
Jamais pude dissociar o biológico e o social, não porque creia redutíveis entre si ,mas porque eles me parecem tão estreitamente COMPLEMENTARES ,desde o nascimento, que a vida psíquica só pode ser encarda tendo em  vista suas relações reciprocas(WALLON 1951)

Estágios do Desenvolvimento Infantil são divididos em 5 fases:


Estágios de Desenvolvimentos 

Impulsivo-emocional, 0 a 1 ano -A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico;
Sensório-motor e projetivo, que vai até os 3anos.- A aquisição da marcha e da preensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
Personalismo, 3 a 6 anos. -Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;
Categorial.6 a 11 anos- Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;
Predominância funcional. 11 anos em diante-Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

Legado 


Wallon  coloca o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada, A abordagem é sempre de considerar a pessoa como o todo, elementos como a AFETIVIDADE,EMOÇÕES,MOVIMENTO eESPAÇO FISICO se encontram em um mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos ,devem ser trabalhados de formas variadas.
Numa sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da historia  contadas pelo professor, os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o seu eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.

Aplicação da sua Teoria 

Wallon teve como ponto de estudo principal a AFETIVIDADE, para ele a pessoa é formada por sua relação com o meio, sua hereditariedade, sua cognição e seu Afetivo.
Dentro desta perspectiva Walloniana trabalhamos o tratamento individualizado, o lúdico e o concreto, valorizando a identidade estrutural e funcional de nossas crianças.

Por mim :
Espero que ter contribuído com um pequeno resumo sobre Henri Wallon.
Que possamos enxergar nossas crianças por completa, elas tem sentimentos que traduz suas emoções e que bem trabalhadas podem fazer grandes diferenças.
Criança não é miniatura de gente, ela é um ser humano que precisa de cuidados e um olhar observador.
            Falou a futura pedagoga 
                            Sol

Postar um comentário

Seguidores